17 de janeiro de 2010

VAMOS FALAR DE REDES SOCIAIS MAIS UMA VEZ?

O termo mídia social parece se referir a um universo onde impera a veiculação e comercialização, e por isso, prefiro falar em Redes Sociais. Sendo assim, me atenho a conceitos de estudiosos como Alex Primo, Raquel Recuero e outros que designam esse termo melhor.
Segundo esses autores as Redes Sociais funcionam como grupos de interesses em comum com interações de diferentes graus em determinados lugares, no caso deste texto, interações no ambiente virtual. Essas redes são de fato diferentes das que os indivíduos estabelecem no que chamamos de "vida real", mas o que quero destacar é que essas redes dependem e muito do que se é estabelecido nas redes que chamaremos offline.
Por algumas experiências, presenciei encontro dos grupos de Redes Sociais online da qual participo e percebi que o sentimento de pertencimento é um dos fatores que estimulam tanto a participação remota quanto presencial. Quero dizer com isso que, apesar de ser tratado como mídia social ou como qualquer outra denominação essas redes são muito mais sociais do que qualquer outra coisa: a motivação, a interação e os resultados das interações são os fatores que se sobressaem aos demais.
Sem mais pensamentos complexos, as Redes Sociais são os diversos lugares onde é possível a interação e a exposição do indivíduo de maneira a mesclar e fazer da "vida online" e "vida offline" uma só.

Um comentário:

Everton Siqueira disse...

Perfeita colocação Larissa, finalizando com a frase: "fazer da "vida online" e "vida offline" uma só.", queria abrir um parênteses.
Embora, como você mesma citou uma influencie a outra, nem sempre há a possibilidade de tornar real uma rede "on line", se na vida real é difícil por exemplo, encontrar uma pessoa que jogue Civilization II e goste de usar de espionagem para vencer, nas Redes Sociais, com uma pequena busca você encontra, mas as possibilidades de você conhecer essa pessoa "na vida real" é remota, porque são prefências tão restritas e compatilidade tão remota que, geralmnente encontram-se distantes geograficamente..

Acho que me enrolei nas palavras mas é isso.