7 de janeiro de 2010

FELIZ DIA DO LEITOR



Hoje é o Dia do Leitor! Muito mais do que falar de livros, podemos celebrar hoje toda nossa capacidade de leitura: seja através blogs, revistas, jornais, panfletos, e-books ou mesmo pelo tradicional livro.

A tecnologia modernizou nossas plataformas de leitura, e agora estamos diante de muitas telas legendadas – televisão, celular, smart phone, computador, Kindle... opa, falei grego? Para quem não está ligado ainda no que é Kindle, trata-se de uma nova plataforma para leitura de livros virtuais, que é portátil e funciona com wireless.
Alguns celulares permitem a leitura de e-books no formato Java ou em .txt mas as folhas impressas cansam menos as vistas. Dizem que o brasileiro não lê muito, e é verdade. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pela Agência Brasil, revela que o brasileiro lê em média 1,3 livro por ano. Nisso a internet traz uma boa compensação, a gente lê muito mais e-mails, artigos, reportagens e outras coisas online. Já comentamos aqui no blog sobre uma comunidade de amantes da leitura, o Skoob, assim como existe O Livreiro e tantos outros espaços para incentivar esse hábito saudável.

Você, leitor, parabéns por não fazer parte da estatística de brasileiros analfabetos. Segundo o PNAD, o índice de analfabetismo no Brasil é de 11,4%, ou seja, um a cada 10 brasileiros acima de 15 anos não sabe ler e escrever. Negrito

Confiram os livros que nossos guerrilheiros estão lendo neste momento:
Celine – Só para mulheres - Clarice Lispector
George – A Cauda Longa - Chris Anderson
Itana – 12 semanas para mudar uma vida - Augusto Cury
Larissa – O Grande Mentecapto - Fernando Sabino
Nilton – Aos Meus Amigos - Maria Adelaide Amaral
Rafael - Estética Relacional - Nicolas Bourriaud

E você? O que está lendo? Vamos aumentar essa média para 1,3 livro por mês!

3 comentários:

Everton do N. Siqueira disse...

Hmm...a Larissa está lendo o Grande Mentecapto rs.....parabéns pra quem indicou o livro pra ela hihihihi

geo_GAS disse...

eu tb estou lendo "As horas nuas" de Lygia fagundes Telles. Tô enrolando com esse livro, mas um dia acabo! :P


beijos
>>

Everton do N. Siqueira disse...

Eu estou lendo: "A menina que roubava livros".

Aliás, meu problema é comprar muitos livros e não conseguir ler tudo hehehe