26 de março de 2009

E AÍ? COMO FOI LÁ?

Em bom baianês: foi massa!
No primeiro dia do seminário me surpreendi com a quantidade de pessoas: cheguei um pouco atrasada, mas já não tinha lugar pra sentar. Peguei a palestra de Robson Carneiro pela metade, que falava de web 2.0, cultura de colaboração e etc. O mais interessante foi que ele citou casos locais como o A Tarde Online e o portal Ibahia que levam a sério a interatividade com o público baiano. Logo em seguida Breno Fernandes falou dos formatos de publicidade na web citando dados bastante relevantes e fazendo a observação mais curiosa de todas: 90% dos internautas não gosta de publicidade na web, apesar disso os investimentos só fazem crescer. Aí Lucas Reis terminou falando na mudança do consumo de mídias online e falou com bastante propriedade; essa última apresentação abriu espaço para as perguntas, que foram poucas, mas relevantes!
Hoje, no segundo dia, a Isis começou falando de TV Digital e sobre a mudança causada na publicidade e na informação, dando como exemplo o comercial da Orange UK.
Tarcízio Silva falou sobre Otimização das mídias e redes sociais que terminou com o melhor exemplo de todos: a campanha de Barack Obama que procurou utilizar o maior número de mídias sociais e onlines possível, com mensagens relevantes.
Não vou mentir que senti falta de um debate caloroso, peguntas mais apimentadas, ânimos exaltados, mas para o primeiro seminário ocorreu tudo bem: a timidez falou mais alto (ou não deixou alguns falar).
O que eu sei foi que os meninos do OPTDigitais (sem esquecer da menina Isis) deram um banho de informação em quem esteve presente nos dois dias: com bastante propriedade, mostraram à comunidade seus estudos e conclusões que, precisam e devem ser aplicados à comunicação baiana.
Espero que tenha sido o primeiro de muitos!
E que a gente possa mostrar mais, uns aos outros, o que é que a Bahia tem.

crédito da foto Nina Santos

6 comentários:

Nanda Assis disse...

adoro participar de debates.

bjosss...

Anônimo disse...

Oi, Larissa! Muito obrigado pelo post elogioso. Ficamos muito felizes em poder repassar à comunidade o que aprendemos no Observatório. É o nosso dever, aliás.

Mas devo fazer uma pequena retificação aqui: quando eu disse que 90% dos usuários não gostam de publicidade na internet, eu me referia à uma pesquisa da Nielsen, em relação aos banners, que dizia que esses 90% não gostavam de ter a visualização do conteúdo do site dificultada por banners. Este dado está na apresentação disponível no nosso slideshare (/optdigitais), sob o títulode Formatos da Publicidade na Web. Ao final dele, você vai encontrar alguns links muito interessantes também.

Mais uma vez, obrigado pela presença e pelo post.

Bruno disse...

Sou de Maceió, estudo design gráfico, mas como tenho familia ai em SSA, estou pensando seriamente em ir continuar meus estudos ai. Aqui o mercado é inexiste, como são as coisas por ai?
Um abraço e muito sucesso pra vocês!

Elvira Costa disse...

Lari, valeu as visitas constantes ao RP Acontece. Poxa, te ver escrever assim me deu um dó de não ter conseguido ir nesse evento...

=(

Quando você for a esses eventos, me chame! ;)

george araújo disse...

muito bom saber que eventos como este estão acontecendo em Salvador. estamos apenas no começo, but...
vamo q vamo!
e com debates mais calorentos.


beeeeeeeeeeeeeeeeeijo
>>

Larissa Santiago disse...

Valeu Breno pela contribuição e mais uma vez parabéns!

Bruno, o mercado aqui é bastante concorrido, mas tem lugar pra todo mundo ;)

Elvira, não se preocupe, que sempre entraremos em contato! [gosto muito do rp acontece!]