15 de fevereiro de 2011

Não seja o cargo da sua assinatura de e-mail, seja um publicitário. #FalaProfissa

Quando me chamaram para escrever aqui no blog eu fiquei pensando o que poderia dizer, que conselho seria digno de ser escolhido para falar aqui. Bom, como o blog trata de guerrilha, eu vou falar de algo que é, pra mim, uma grande vantagem quando se trata de pensar em ações, independente da sua área.

Trabalhei um tempo em uma agência experimental e via muita gente focada em ser diretor de arte, redator, midia, atendimento ou planejamento. Eu acho importante, sim, essa pessoa ter foco e procurar melhorar sempre na sua área, eu mesmo fiz alguns cursos e li inúmeros livros de redação. Mas acho que, mais importante do que ter na cabeça ser de uma dessas áreas, é ser publicitário e, para isso, também fui a cursos sobre atendimento, planejamento, mídias sociais e tudo que eu visse algo que pudesse acrescentar. Eu penso que, hoje, todo redator tem que ter uma noção de mídia, de planejamento, de direção de arte, de atendimento, que todas as áreas têm que entender um pouco de tudo, tem que ser mais do que o cargo que você assina no e-mail, tem que ser publicitário.

Só para usar como exemplo, o melhor diretor de arte que trabalhei não foi o que tinha maior domínio sobre as ferramentas, era o que mais viajava na hora de pensar, e não pensava só na arte mas também em conceito, texto, ações para propor e participava, inclusive, do planejamento, pegando o processo desde o início.

Comece a fazer isso, observe mais as pessoas que trabalham com você, converse com elas, troque conhecimento e, com o tempo, você vai perceber que aquele tempo que você passou observando o mídia da sua agência pode ter dar uma noção de como usar as mídias de maneiras diferentes, ou quando você acompanhou o atendimento em uma reunião, começou a entender melhor o cliente e como fazer sua parte para ele aprovar de primeira um job. E mais do que isso, você ainda vai aparecer mais para todos que trabalham contigo. Um belo jeito de subir no conceito de alguns dentro da agência e abrir portas no mercado, não acham?


Pedro Araújo - Redator online e offline da Worm Marketing de Guerrilha no Rio e do site de compras coletivas Mel na Boca

3 comentários:

Larissa Santiago disse...

me lembro de Cláudio Correia que dizia que superar as expectativas é o caminnho. QUe se a empresa (ou funcionário) entrega só aquilo que lhe pediram, então não sabes o que é marketing.

Valeu Pedro!

Raíssa Hamond disse...

Acabei de ler um post em outro blog falando que nós publicitários temos que ter foco, que pessoas que entendem um pouco de tudo na verdade não entendem de nada. Discordo e concordo com você. Acho que em toda profissão, emprego, inclusive o nosso, temos que ter um pouco da noção de tudo pra entender como é o processo do começo ao fim. Cada um fazendo sua parte não fica tão legal quanto todos fazendo sua parte e ajudando as outras. beijos!! Parabéns pelo blog

Pedro Araújo disse...

Raissa, eu não quis dizer que você deve perder o foco. Inclusive um dos critérios para contratar na agência experimental que eu trabalhei era a decisão do cara de que área seguir. Só quis dizer que é importante que você não fique focado demais nessa área e esqueça o resto.