28 de fevereiro de 2011

Guerrilha e Social Media: complementos ou departamentos? #FalaProfissa

Estes dois segmentos vêm ganhando cada vez mais notoriedade, fazendo com que agências tradicionais repensem as suas estruturas organizacionais.

A estrutura de hoje, composta pelos departamentos de Mídia, Atendimento, Criação e Planejamento, conquista até então os resultados almejados pelos os anunciantes. Mas até quando estes suportarão a nova realidade do mercado? Pois os consumidores, não são mais meros seres passivos, eles têm poder, graças à democratização das ferramentas sociais; além de que o tradicionalismo (outdoor, TV, revista etc) presente na maioria das agências, não consegue mais impactá-los como antes.

É a partir dessa realidade que o pensamento de Guerrilha e o de Social Media precisam ser incorporados. O primeiro por trabalhar formatos inovadores de comunicação, e o ultimo, por vislumbrar estratégias voltadas para o consumidor ativo, transformando assim o monólogo do passado, num diálogo, presente e feito por gente.

Então vamos nos questionar: Guerrilha e Social Media devem ser tratados como complementos ou departamentos? A meu ver, considero os dois como uma forma de pensar, logo, eles servem como complementos. No momento, não acredito que seja viável abrir um departamento para cada um.

Recentemente o blog Brainstorm9 fez um questionamento parecido, com foco no Social Media. Ao final do artigo eles fizeram uma enquete para saber onde o Social Media se encaixa.

Tratando não só do Social Media, mas também da Guerrilha, você concorda com o resultado acima? Você acha que estas áreas devem ter um departamento específico? Ou devem complementar o planejamento?


Júnior Siri Moderador da Comunidade de Guerrilha da Espalhe e estagiário de planejamento na Teaser Propaganda

4 comentários:

nico disse...

Acredito que seja em uma área específica dentro do planejamento. A Comunicação entre essas áreas é fundamental.

Larissa Santiago disse...

eu acho que depende do objetivo da agência, do tamanho da equipe.
e aí pode ser que você necessite de uma equipe grande (departamento), pode ser que você só precise de um profissional...

Erivaldo Júnior (Siri) disse...

Eu ainda aposto que é um conhecimento necessário para todo profissional de agência, mas principalmente para quem é criação e planejamento.

george araújo disse...

concordo com Lari quando ela fala q depende do objetivo da agência e uma agência 'moderna' não cabe mais aquela coisa de cada um com sua função e pronto! todo mundo tem q estar envolvido e trabalhar para um objetivo em comum.

abraços
>>