Estes dois segmentos vêm ganhando cada vez mais notoriedade, fazendo com que agências tradicionais repensem as suas estruturas organizacionais.
A estrutura de hoje, composta pelos departamentos de Mídia, Atendimento, Criação e Planejamento, conquista até então os resultados almejados pelos os anunciantes. Mas até quando estes suportarão a nova realidade do mercado? Pois os consumidores, não são mais meros seres passivos, eles têm poder, graças à democratização das ferramentas sociais; além de que o tradicionalismo (outdoor, TV, revista etc) presente na maioria das agências, não consegue mais impactá-los como antes.
É a partir dessa realidade que o pensamento de Guerrilha e o de Social Media precisam ser incorporados. O primeiro por trabalhar formatos inovadores de comunicação, e o ultimo, por vislumbrar estratégias voltadas para o consumidor ativo, transformando assim o monólogo do passado, num diálogo, presente e feito por gente.
Então vamos nos questionar: Guerrilha e Social Media devem ser tratados como complementos ou departamentos? A meu ver, considero os dois como uma forma de pensar, logo, eles servem como complementos. No momento, não acredito que seja viável abrir um departamento para cada um.
Tratando não só do Social Media, mas também da Guerrilha, você concorda com o resultado acima? Você acha que estas áreas devem ter um departamento específico? Ou devem complementar o planejamento?
Júnior Siri – Moderador da Comunidade de Guerrilha da Espalhe e estagiário de planejamento na Teaser Propaganda
4 comentários:
Acredito que seja em uma área específica dentro do planejamento. A Comunicação entre essas áreas é fundamental.
eu acho que depende do objetivo da agência, do tamanho da equipe.
e aí pode ser que você necessite de uma equipe grande (departamento), pode ser que você só precise de um profissional...
Eu ainda aposto que é um conhecimento necessário para todo profissional de agência, mas principalmente para quem é criação e planejamento.
concordo com Lari quando ela fala q depende do objetivo da agência e uma agência 'moderna' não cabe mais aquela coisa de cada um com sua função e pronto! todo mundo tem q estar envolvido e trabalhar para um objetivo em comum.
abraços
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