10 de janeiro de 2011

Guerrilha na web: dá pra competir com as grandes empresas?


Segundo nosso Pai Jay Conrad Levinson, a guerrilha precisa ser encarada como um conceito amplo, que abrange mais do que ações esporádicas. O texto abaixo me parece um pouco antigo, mas vamos ouvir o que diz o guru do marketing de guerrilha.

"A resposta da pergunta acima é um retumbante SIM. Guerrilheiros sabem que a internet é mais um lugar onde, mesmo um pequeno negócio deve ter uma grande presença. Ao contrário dos anúncios de TV e das propagandas impressas, não é necessário um grande orçamento para atrair a atenção. Ao anunciar na internet, você deve se perguntar se quer induzir as pessoas o suficiente para visitar seu site e permanecer para fazer negócios. Um dos benefícios de estar é que uma quantidade pequena de esforços pode justificar o desembolso de fundos e de energia.
Use seu site para promover os serviços que você oferece aos seus consumidores. Deixe seus consumidores potenciais saber que eles podem pular algumas etapas da burocracia para fazer negócio com você pela web, tendo assistência e atenção.
Grandes companhias tem grandes vantagens. Principalmente se a grana delas subsidiam banners em sites de grande tráfego e se ele pode atualizar o conteúdo frequentemente. Isso permite que eles atraiam novos visitantes e convertam-no em devotos da marca/produto.
Você pode se colocar em pé de igualdade com grandes e pequenas empresas, entrando em contato com elas, fazendo negócio ou mesmo trocando links. E é claro que grandes empresas tem também grandes desvantagens: elas tem mais níveis de gestão que precisam rever e aprovar cada orçamento e cada decisão de marketing. O tempo de reação é demorado até ter a aprovação da alta cúpula. Frequentemente as pessoas da alta cúpula (gestores, administradores) estão por fora da tecnologia ou dos avanços da web e podem ter resistência ou não perceber os riscos. Devido ao inerente conservadorismo e o medo de ofender alguém, os sites das grandes companhias são geralmente sem graça e imperceptíveis se comparados a outros sites.
Ao configurar seu site, você só precisa seguir uma receita básica: pegue a parte do compromisso; incorpore elementos tais como gráficos, áudio e vídeo, faça uma mistura adequada e depois coloque a cereja no topo do bolo. A cereja é a sua habilidade de criar oportunidade para interação entre consumidores e sua empresa. Isso tudo pode ser realizado fornecendo uma pauta para um grupo de discussão online.
Observe antes de começar e faça uma pesquisa. Navegue na internet, visite tantos sites quanto você possa e observe qual cativa mais você. Então contrate um consultor que entenda de tecnologia e faça sua previsão de custos que pode ajudá-lo a realizar seu planejamento"

(comentários sobre esse texto num próximo post)

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