19 de maio de 2010

O SETOR DE MARKETING



O que falar de uma empresa que não tem departamento de marketing? “O marketing é todo mundo. O marketing é qualquer pessoa que pensa empresa”. Como assim? Uma empresa onde o setor de comunicação é planejado em uma democracia descontrolada e sem fundamento tem como trazer resultados positivos para o grupo? E seu grande gestor não ter formação na área, nem “afinidade natural”?

Parece piada, mas existem muitas empresas assim. Muitos empresários, empreendedores que por deterem conhecimento sobre o negócio, tendem a se propor a fazer o marketing forjando uma sabedoria de causa que ninguém consegue perceber. Isso não pode. Estamos em uma era de difusão de informação, transmissão de conhecimento sem limite, sem destino final. Está tudo aí para todo mundo. Sobrevive quem souber o que fazer com o que tem nas mãos, na net, nas colunas, textos, vídeos...

Tem que ter a sensibilidade para diferenciar “atualização” de “conhecimento aprofundado”. As novidades e informações acerca estão ao acesso de todos. Porém o conhecimento dos temas é algo que deve ser trabalhado, estudado, analisado para se por em prática e dar certo. É um trabalho para, no mínimo, profissionais.

Então, atenção: as faculdades estão formando profissionais, as experiências estão transformando profissionais. Tem muita gente capacitada para cuidar do negócio, exatamente no lugar onde você, humildemente, pode perceber que não sabe controlar. E assim a sua empresa dar saltos, sempre para a frente.

3 comentários:

Rafic Ramos disse...

É, infelizmente o mercado é assim mesmo... muita gente que n dá valor aos profissionais de comunicação... e sempre acha que entende de marketing, jornalismo, publicidade e Design... se todo mundo soubesse não existia faculdade para isso... #totalFail

Patssilva disse...

Incrivelmente todo mundo se acha capaz de administrar e fazer a parte de comunicação de uma empresa! Creio que se fosse tão fácil assim as pessoas não passariam anos estudando e sempre se aprimorando.

Everton Siqueira disse...

Infelizmente, o problema do pequeno empresário é sempre o mesmo...acha que "sabe tudo" que não precisa de marketing, de planejamento, etc....

E daí a gente vê as empresas falindo....e já sabia né?rs