24 de maio de 2010

FERRAMENTAS DE GUERRILHA 3 | AMBUSH MARKETING


Falando bonitinho, ambush marketing é uma estratégia utilizada pelas empresas para promover as suas marcas em eventos sem pagar taxas de patrocínio; em outras palavras, é criar confusão. Completamente oportunista, o ambush marketing ou marketing de emboscada tem o objetivo principal de aproveitar as situações onde seu concorrente está e chamar mais atenção que ele. É cutucar onça com palito de dente.

Sem dúvida é a ferramenta mais polêmica do marketing de guerrilha, e também a que mais traduz o significado da palavra “guerra” – por ser mais agressiva. Para a utilização desta ferramenta, é necessário conhecer muito bem o território inimigo antes de fazer qualquer coisa para não parecer ridículo ou até mesmo receber uma intimação em sua linda empresa, pois a linha que separa a criatividade do antiético é muito tênue: só depende de que ângulo que você observa, se como patrocinador oficial ou como anunciante da emboscada.

O ambush acontece muito em festas e em eventos esportivos devido à grande audiência do público. Aqui no Brasil, aconteceu um caso legal, uma vez com a rede de televisão SBT que patrocinou um dos times e sua logomarca aparecia na TV Globo, onde estava sendo transmitido o jogo ao vivo. Em jogos olímpicos e copas do mundo, as multinacionais fazem a festa; já aconteceu emboscadas da Nike, da Puma, dentre outros exemplos.

Ora, se o mercado já é uma concorrência feroz, cabe ao guerrilheiro utilizar de forma criativa todas as ferramentas em benefício de seu cliente. Não tem nada de absurdo no marketing de emboscada, já que no dia a dia, uma marca quer aparecer sempre mais que a outra. Isso pode ser feito com um bom planejamento de mídia ou com o marketing de guerrilha.


Um comentário:

Itaninha disse...

Concordo! Conhecer o "território inimigo" é fundamental para dar passos seguros e não deixar os resultados escaparem.

Ambush Mkt na cabeça!!! heheh

beijos