15 de março de 2010

DIA (OFICIAL) DO CONSUMIDOR


Hoje é o Dia Mundial do Consumidor, o elemento mais importante de um fluxograma de comunicação. Existe uma mensagem a ser passada de um emissor ao um certo receptor, ou seja, o consumidor é sempre o alvo final de uma comunicação que foi estabelecida. Não existe uma boa mensagem se ela não for pensada para um público específico. Esse consumidor que estamos falando vive na década de 10 do século XXI, esse consumidor é crítico e não vai aceitar qualquer coisa.

Qualquer ruído nessa mensagem pode ser fatal para os objetivos duma empresa. O que fazer, então? Inovar o produto? Inovar a mensagem? Pedir um conselho a Kotler? Bom, antes de tudo, saiba exatamente quem é seu público. É bem verdade que as pesquisas do perfil do consumidor estão cada vez mais frequentes, mais detalhadas e mais atualizadas; não é por acaso. É a mesma coisa de tentar responder a questão anterior: não existem respostas certas nem erradas, existem escolhas adequadas; e não é lá muito inteligente tomar decisões sem informações suficientes.

Essas pesquisas, artigos, reportagens e postagens sobre Geração Y, vem para ratificar essa ideia. Temos que acompanhar a velocidade com a qual o consumidor muda. O consumidor quer basicamente ter suas necessidades satisfeitas, e se não for sua empresa, alguma outra pode ser o emissor que fala a mesma "língua" deste consumidor.

Inovar a comunicação é o que todos tentam fazer, pois para se destacar neste "oceano vermelho" só mesmo sendo criativo. Eu acredito que uma das chaves para se atingir o consumidor é investir no "canal". Vamos inovar a forma de transmitir esta mensagem! A ferramenta mais poderosa de comunicação é nosso cérebro, que se trabalhado, é capaz de criar conexões claras e objetivas do conceito de uma marca com a expectativa do público. Nesse ponto, a Guerrilha é uma solução que propõe uma degustação do conceito desde sua mensagem, até a forma como é recebida.

O importante é nunca esquecer de preservar e defender os direitos do consumidor, nunca ultrapassando os limites morais e éticos. Hoje é um dia para lembrar de quem deve estar em nosso foco diariamente.

Nenhum comentário: