17 de novembro de 2009

CONFERÊNCIA NA BAHIA TEM COMO LUCRO O CONSELHO DE COMUNICAÇÃO


Um dia li um texto que me perguntava: Já pensou você acordar e todas as escolas do seu país tivessem sido transformadas em escolas particulares? Você não precisa pagar pra estudar, mas são os donos das escolas que vão definir o que você vai estudar. Por exemplo, para incentivar a compra de armas as escolas começam a ensinar a importância da guerra nas sociedades contemporâneas e nas séries avançadas como usar uma arma sem ser criminoso.

Pois é assim que temos a nossa comunicação no país. Apesar de ser um direito humano essencial, hoje temos as comunicações apenas nas mãos de empresas comerciais que não objetivam nada além do lucro, sem regulação, sem controle público e sem nenhuma preocupação com a ética. Para discutir esse direito é que vai acontecer em Brasília, de 14 a 17 de dezembro, a I Conferência Nacional de Comunicação. Nesse final de semana (14 e 15 de novembro) aconteceu a etapa da Bahia que elegeu delegados para participar da etapa nacional e encaminhou propostas do estado para serem votadas em Brasília.

O encontro da Bahia teve uma participação massiva de representantes do poder público, da sociedade civil empresarial e da sociedade civil cidadã. Interesses diferentes, debates acalorados mostrou que temos ai construído uma militância na àrea da democratização da comunicação que define papéis, mas também agrega. Uma palestra de Paulo Henrique Amorim e uma fala do governador do Estado, Jacques Wagner, mostrou a importância da temática para a garantia dos direitos do cidadão comum. O governador aproveitou e assinou um decreto que institui um grupo de trabalho para montar o Conselho de Comunicação da Bahia.

O guerrilheiro que aqui escreve será um dos representantes baianos em Brasília. A proposta é construir um documento comum que traçará diretrizes políticas para uma política pública de comunicação no país.

Foto Ronaldo Silva/AGECOM

Um comentário:

geo_GAS disse...

adorei a pergunta do início do texto. vou tilizar em algum texto meu tb... é uma ótima alusão ao q acontece hj em dia!

infelizmente não deu pra ir, mas tenho certeza q estávamos muito bem representados.


abração
e boa sorte lá em Brasília.
>>