27 de julho de 2009

A JUVENTUDE COMUNICA

A Conferência Nacional Livre de Juventude e Comunicação foi um marco histórico para o país. Primeiro que foi uma intensa participação de adolescentes e jovens de 21 estados brasileiros, depois que foi uma intensa construção de propostas para a liberdade e a mudança de rumo político pro país através da comunicação. LINDO!

Eu mediei a mesa de abertura e muitas coisas foram ditas sobre o desafio de pensarmos uma comunicação plural, participativa, onde as idéias, os desejos, as opiniões de todos sejam vistas com respeito. Onde todos possamos falar, ouvir e ser ouvido (sentir, ver, tocar.... tudo que seja comunicação).

Depois tivemos GTs, no qual participei do de participação popular e controle social. Discutimos muitíssimo sobre como nós jovens podemos participar politicamente para que seja garantido o direito humano à comunicação. Uma dasquestões foi relacionado às concessões de rádio e tv no brasil, que é feito de forma mecânica e sem debate com a sociedade... alguém já te perguntou se a Globo deve ter concessão renovada?

Montamos uma carta no final que servirá de base para a participação da juventude na construção da conferência de comunicação brasileira. É na conferência que serão debatidas essas questões e que poderão virar políticas no final de contas. Ainda pode rolar algumas conferências livres antes da conferencia nacional. Vou tentar articular uma aqui na Bahia com o povo do Conselho de Juventude, eles já deram ok nessa proposta. Uma outra será realizada pelo conselho nacional de juventude em setembro lá em brasília - estarei lá, e a FRENTE também.

O que a FRENTE tem a ver com isso? Serão discutidas propostas de criação de marcos regulatórios pra comunicação no Brasil. Uso da internet, publicidade, conteúdo, midias sociais, acesso da população, fomento à criação e empreendedorismo. A FRENTE como uma empresa de comunicação não pode se furtar desse debate, afinal fazemos parte da seara brasileira que acredita num mundo melhor pela liberdade de comunicação, pelo uso criativo e qualificado dos meios.


Veja a cobertura do encontro no twitter: http://twitter.com/#search?q=%23juventudecomunica

Saiba mais:
www.revistaviracao.org.br/conferencia
http://www.proconferencia.com.br/

4 comentários:

geo_GAS disse...

magnífico!
toda e qualquer discussão é bem vinda, principalmente qndo o assunto é COMUNICAÇÃO!

parabéns Mr. Niltim
hehe


abraços
>>



p.s.: adorei a cobertura pelo twitter

N. disse...

E quando o assunto é COMUNICAÇÃO e diz respeito ao desenvolviento do nosso país considerando a força da juventude é ainda melhor!

Vamo que vamo

Rafic Ramos disse...

É bom saber que podemos mudar as coisas... e saber q podemos mudar para melhor... evoluir sempre.

Anônimo disse...

Vixe Maria, essa FRENTE tá que tá, e eu pedindo a Deus que ela esteja mesmo chegando cada vez mais pra frente, com todas as coisas boas acontecendo, com esses jovens guerrilheiros dinâmicos, inteligentes e atualizados.
Parabéns FRENTE!