21 de julho de 2009

COMUNICAÇÃO É POLÍTICA DE FRENTE?

O que você tem a ver com política de comunicação? A princípio nada, você pode pensar. Mas pense mais um pouco. Como você está lendo esse texto? Façamos um caminho até aqui. Eu, guerrilheiro, sou livre pra expor meu pensamento, passo 1. Depois, tenho um ambiente, como uma folha em branco pra dizer o que penso, passo 2. Consigo ter acesso a uma rede de troca de informações e conteúdos, passo 3. No meio dessa estrada ainda tem o passo da colaboração, algo como você que está aí lendo pode editar esse texto, esse é o passo 4 (e o que eu mais gosto). Você leu o que tô escrevendo, pode deixar seu comentário e ainda mandar link num espaço de 140 caracteres, passo 5. E daí por diante...

Ou seja, há uma reinvação na forma da gente se comunicar no mundo. Como a gente garante que isso se desenvolva ainda mais e que colabore pra criar passos de desenvolvimento para o nosso país, aí é participando dos espaços de decisão política. BINGO! Agora que você sabe pra que usa a internet (e aí vale pra rádio, tv, fly, outdoor, jornal, fanzine, ou qualquer outra mídia), você entende o que tem a ver com a política de comunicação?

Já que agora você também pode falar (e da forma que "vc" quiser), por que deixar que os outros decidam por você esses formatos e os lugares que você pode, deve ou quer se expressar ou ver, ouvir, tocar, sentir a expressão alheia?

É pela sensação de que eu devo controlar o meu direito humano de me comunicar que jovens do Brasil inteiro participam no próximo sábado (25/07), em São Paulo, da I Conferência Livre de Comunicação e Juventude. O encontro é preparatório para a I Conferência Nacional de Comunicação que deve acontecer entre os dias 1 e 3 de dezembro desse ano em Brasília. Participar desse espaço, mais do que ir pra
uma reunião a mais que não vai dar em nada é se sentir parte de uma massa de jovens que tá afim de peitar a discussão e dizer: SOU LIVRE PRA ME EXPRESSAR. Sem amarras, sem ingenuidade e com muita criatividade. E é por isso que a FRENTE estará por lá nesse momento histórico do nosso país.

Isso é só um gostinho do que vem pela FRENTE, saiba mais como participar e se aprume pra não ficar pra trás!

Acompanhe a Conferência Livre de Comunicação e Juventude:
Revista Viração
IPTV USP

Para saber mais:

Movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação
Coletivo Intervozes
CIPÓ - Comunicação Interativa

Nenhum comentário: